O projeto MEMÓRIAS NO PALACETE  é uma parceria artística entre Casa de Zuleika – Espaço Contemporâneo e Palacete Carmelita – Espaço de Arte e Cultura.

A proposição artística consiste na criação de um evento multimídia que tem como propósito brincar com a memória do casarão e seu entorno.

Para a realização deste evento Estela Lapponi, Ila Girotto e Rebecca Carratu produziram 5 vídeos que serão exibidos nos diversos cômodos do Palacete.

Os vídeos abordam diferentes temáticas que se relacionam com o centro da cidade, memórias inventadas do Palacete, história do Palacete e realização de performance tendo como personagem principal Zuleika Brit.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Breve Histórico do Palacete 

O casarão foi construído em 1912 e sua arquitetura original é mantida até os dias de hoje. Desde sua construção até a década de 50 combinava comércio de secos e molhados na planta inferior e hospedaria na planta superior, atendia tanto os consumidores da capital quanto os das cidades próximas à capital.

Na década de 50 a hospedaria ficou fechada mantendo apenas a planta inferior como depósito de bebidas.

Na modernidade da década de 80 o depósito de bebidas cedeu lugar para um estacionamento e a planta superior voltou a funcionar como o Hotel Cristal e assim permaneceu por 30 anos.

Em 2010 com o objetivo de revalorização de sua arquitetura e entorno se tornou o Hotel Boutique Palacete Carmelita, com objetos de design e serviço personalizado 5 estrelas, o hotel atendia muitos estrangeiros que vinham para São Paulo à trabalho na região central e entornos e que buscavam conforto e sofisticação.

Com intuito de preservação, valorização da arte e cultura e revitalização do centro da cidade enquanto ponto efervescente de criação, o espaço passa por uma reforma de modernização e adequação para se tornar no final de 2014 o Palacete Carmelita – espaço de arte e cultura.

 

PALACETE CARMELITA

Criado por Rebecca Carratu e Ila Girotto o Palacete Carmelita é um espaço para arte e cultura, em um imóvel de 1912 com 400 m2 divididos em ambientes internos e externos, localizado na Rua Dom Francisco de Sousa, 165 no centro de São Paulo, próximo a Estação da Luz e das famosas ruas de comércio popular, 25 de Março e Santa Efigênia.

O Palacete Carmelita abre suas portas com o intuito de preservação, valorização da arte e cultura e revitalização do centro da cidade enquanto ponto efervescente de criação. Ampliar a manifestação artística sem barreias sociais ou culturais, criando assim um intercâmbio de ideias e intercâmbio entre artistas de diversos segmentos e nacionalidades.

 

 

 

 

SERVIÇO

Memórias no Palacete

Dias 28 e 29 de março das 18h às 22h

Local: Rua Dom Francisco de Sousa, 165 – Centro

Referências: Entre as Ruas Brigadeiro Tobias, Senador Queirós e Av. Prestes Maia

Próximo ao metrô Luz (saída Ministério da Fazenda)

Ingressos: R$ 20,00 (não há desconto para nenhuma categoria) + 1 kg de alimento não perecível 

Censura: 16 anos

Imóvel sem acessibilidade arquitetônica

 

GARANTA SEU INGRESSO ATRAVÉS DO SITE: https://www.sympla.com.br/memorias-no-palacete__31148

 

 

REALIZAÇÃO E IDEALIZAÇÃO

 

 

 

 

  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Clean
  • Flickr Clean